segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Círculo de Estudos Literários

Círculo de Estudos Literários

Encontros: sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h

Local: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171, Santo André - SP

Duração: até 30 de novembro

Não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer.

Informações: 4992-7218

O Círculo de Estudos Literários é um projeto que promove a leitura coletiva de textos literários e a discussão de temáticas artísticas e filosóficas a partir de diversos materiais de referência: livros, artigos, documentários, imagens, etc. Até o momento o grupo realizou a leitura completa do Estrangeiro de Albert Camus, bem como leituras de diversos contos e textos selecionados de autores como Jorge Luis Borges, Caio Fernando Abreu, Friedrich Nietzsche, Marina Colasanti, e Mia Couto. No próximo encontro faremos a leitura de O Peru de Natal do Mário de Andrade (enviado anexo), conforme sugerido e escolhido pelos participantes.

É importante que os interessados tragam a proposta de um (ou mais) textos(s) para leitura. Dentre os livros indicados destacam-se os de contos e crônicas, ensaios filosóficos, romances curtos, manifestos intelectuais, artigos e estudos acadêmicos. Além de indicações pessoais, a Biblioteca da Palavra poderá ser usada como fonte de pesquisa e de referência para as leituras.

Venha participar!

A necessidade de criação de um espaço permanente na Casa da Palavra que realize a leitura e discussão de obras significativas na formação cultural do homem levou à formulação deste Círculo de Estudos. Com o objetivo inicial de estimular a leitura de bons textos literários, exercitar o questionamento e incrementar a cultura democrática, este grupo realiza encontros semanais com os interessados, sempre às quartas-feiras à noite (19h) na Casa da Palavra. O grupo tem realizado as leituras e debates das obras escolhidas de maneira coletiva, vivenciando a pedagogia participativa, como um centro permanente de educação livre, onde o modelo professor-aluno é substituído pela construção coletiva do conhecimento. A diversidade de realidades e paradigmas dos participantes proporciona o enriquecimento do debate e reflexão, inclusive moldando conforme a necessidade o guia de estudos a ser seguido.

- Um projeto da Escola Livre de Literatura




Cassiano Ricardo Tirapani
Coordenador - Casa da Palavra - 4992-7218
Praça do Carmo, 171, Santo André

--
A Casa da Palavra é um espaço público dedicado a uma programação de cunho cultural, localizada na Praça do Carmo, 171- Centro – Santo André - SP.

O seu trabalho é voltado aos apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores, estudantes, artistas, e aos mais diversos amantes da palavra.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura (ELL), que se destina à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores.

Venha conhecer a Casa da Palavra, estamos abertos a novas idéias!

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Santo André

Contato:

Telefone: 4992-7218

Visite também o nosso blog: http://casadapalavrasa.blogspot.com/

Para a apresentação de projetos ou cursos, contatar:
Cassiano Ricardo Tirapani - Coordenador da Casa da Palavra
crtirapani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário