sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lançamento na Livraria Alpharrabio

Caro(a) amigo(a),
É com o mais vivo entusiasmo que venho, de forma pessoal, reforçar este convite da Livraria Alpharrabio para o encontro com o Professor José de Souza Martins que promete ser memorável. Seu livro Uma Arqueologia da Memória Social (Autobiografia de um Moleque de Fábrica), no meu modesto entendimento, inclassificável como gênero (memória que é também sociologia, retrato da vida cotidiana na região do ABC, brasileira, universal, mas também e sobretudo, literatura, alta literatura, para o conhecimento e o deleite estético, para o simples prazer de ler). Venha celebrar conosco este acontecimento que, na verdade, é o encontro do autor consigo mesmo e de todos nós com ele e conosco também. Até lá e um forte abraço a todos
dalila teles veras
ALPHARRABIO LIVRARIA E EDITORA

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André

ALPHARRABIO - 19 ANOS

e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br
www.alpharrabio.com.br - http://blog.alpharrabio.com.br/

C O N V I T E

13 de agosto (sábado) 11 horas

Neste sábado, 13.08, às 11h00, a Livraria Alpharrabio, em Santo André, promove a apresentação, lançamento e leitura pública de trechos do livro de memórias de José de Souza Martins, Uma Arqueologia da Memória Social (Autobiografia de um Moleque de Fábrica), Ateliê Editorial, São Paulo, 2011, livro no qual O ABC e o operariado do ABC são personagens.

Na ocasião, também será lançado o livro A Política do Brasil Lúmpen e Místico, (Contexto, SP, 2011).

José de Souza Martins é sociólogo pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, onde fez sua carreira até se tornar Professor Titular de Sociologia. Em 2008, foi feito Professor Emérito. Foi Professor Visitante da Universidade da Flórida e da Universidade de Lisboa. Professor da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge (1993-94) e fellowde Trinity Hall.

Autor de dezenas de livros na área de sociologia, como a Sociabilidade do Homem Simples, Contexto, 2008, 2a. edição, livro que em parte trata de materiais colhidos em pesquisas sobre o ABC, A Aparição do Demônio na Fábrica [Editora 34, 2008], para citar apenas alguns dos mais recentes.

Colaborador regular do jornal O Estado de S. Paulo. Além desse jornal,publicou regularmente nos últimos 30 anos, centenas de artigos de divulgação do conhecimento sociológico em revistas e jornais como Folha de S. Paulo,Valor Econômico (Caderno Eu& Fim de semana), O São Paulo, Diário do Grande ABC, Folha da Cidade (Pinhalzinho,SP), e nas revistas Isto É, Sem Fronteiras, Família Cristã, Tempo e Presença, Nigrizia (Itália) .Diz o Professor: “Nesses 30 anos fiz dos jornais uma das minhas salas de aula, em que trato do cotidiano e dos temas e problemas do homem comum na perspectiva sociológica. Complexos problemas sociais podem ser analisados e explicados em textos curtos e compactos. É como dar aula. Trabalho o lado não monumental da sociologia, aquele que afeta no dia a dia a existência de cada um. Aprendo.”

Na área da fotografia, publicou Sociologia da Fotografia e da Imagem[Editora Contexto, 2008], livro que reúne estudos teóricos de Sociologia Visual; e José de Souza Martins, coleção Artistas da USP [Edusp, 2008], seu primeiro livro de fotografias, que reúne três ensaios fotográficos, dois dos quais feitos no ABC: Paranapiacaba e Cerâmica São Caetano.

Data: 13 de agosto - 11 horas (sábado)

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista

Santo André - Fone: 4438.4358

alpharrabio@alpharrabio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário