sexta-feira, 1 de julho de 2011

A Palavra e o Psicanalista

A PALAVRA E O PSICANALISTA: UMA INVENÇÃO FREUDIANA

As palavras, originalmente, eram mágicas e até os dias atuais conservaram muito do seu antigo poder mágico. Por meio de palavras uma pessoa pode tornar outra jubilosamente feliz ou levá-la ao desespero, por palavras o professore veicula seus conhecimentos aos alunos, por palavras o orador conquista seus ouvintes para si e influencia o julgamento e as decisões deles. Palavras suscitam afeto e são, de modo geral, o meio de mútua influência entre os homens. Assim, não depreciaremos o uso das palavras na psicoterapia, e nos agradará ouvir as palavras trocadas entre o analista e seu paciente.

Sigmund Freud, em conferência proferida em 1915.

Sobre o Projeto:

Este ciclo de palestras propõe uma aproximação dos conceitos da psicanálise fazendo uma interface com a palavra, e sua função terapêutica. A narrativa sempre foi uma atividade necessária no processo de construção de identidades. A psicanálise apresenta a possibilidade de essa prática ser usada como uma higiene necessária em nossa subjetividade. Esta invenção freudiana será tratada neste ciclo por diversos palestrantes que trabalham essa abordagem clinicamente, possibilitando um contato direto com esse conhecimento que tanto influiu na literatura e nas artes desde o início do século XX.

A palavra cura, governa ou educa?

Palestrante convidado: Rinaldo Voltolini

Na passagem da hipnose à associação livre se processa mais que uma mudança técnica. Convidando o paciente a “participar de sua cura” Freud processa sobretudo uma mudança ética, fundadora da psicanálise, que talvez pudéssemos resumir assim: não se deve “governar” o paciente. Com efeito, governar e educar, seguem sendo as tentações mais imediatas do analista quando abandona seu papel, difícil de todo modo, de escutar sem dirigir o paciente. Com Lacan, décadas mais tarde, poderemos precisar estas tentações: o analista "governa" quando dirige o sujeito e não a cura e "educa" quando pretende identificar o paciente com o sintoma do analista. Em meio às múltiplas ofertas terapêuticas de hoje em dia, que se dividem entre o governar e o educar, resulta bastante interessante traçar a diferença que elas mantém com a psicanálise.

Dia 1º de julho, sexta-feira, das 20h às 22h

Local: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171, Centro – Santo André

Informações pelo telefone 4992-7218 ou pelo blog: http://casadapalavrasa.blogspot.com

Aberto ao público: com certificados de participação ou horas culturais aos interessados

VAGAS LIMITADAS




Cassiano Ricardo Tirapani
Coordenador - Casa da Palavra - 4992-7218
Praça do Carmo, 171, Santo André

--
A Casa da Palavra é um espaço público dedicado a uma programação de cunho cultural, localizada na Praça do Carmo, 171- Centro – Santo André - SP.

O seu trabalho é voltado aos apreciadores e produtores da literatura, pesquisadores, pensadores, estudantes, artistas, e aos mais diversos amantes da palavra.

Ela abriga em seu espaço a Escola Livre de Literatura (ELL), que se destina à difusão da Literatura, e à formação de novos leitores.

Venha conhecer a Casa da Palavra, estamos abertos a novas idéias!

Este espaço é um equipamento da Secretaria de Cultura Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Santo André

Contato:

Telefone: 4992-7218

Visite também o nosso blog: http://casadapalavrasa.blogspot.com/

Para a apresentação de projetos ou cursos, contatar:
Cassiano Ricardo Tirapani - Coordenador da Casa da Palavra
crtirapani@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário